sábado, 31 de março de 2012

IMPORTANCIA DA COMPREENSÃO DA LINGUAGEM


"A linguagem está em toda parte, impregna nossos pensamentos, é intermediária em nossas relações com os outros. Se alguém diz: "Cuidado!" e saltamos a tempo de não sermos esmagados por um carro, devemos nossa salvação ao ato cooperativo fundamental que garante a sobrevivência da nossa espécie, isto é, devemo-la à comunicação de ruídos. Não vimos o carro, mas alguém o viu e fez certos ruídos para nos comunicar seu alarma.  Embora o nosso sistema nervoso não registrasse o perigo, saímos ilesos, pois outro sistema nervoso o registrou por nós - naquele instante, contamos com um sistema nervoso que veio acrescentar-se ao nosso.


Quando prestamos atenção a esses ruídos e aos sinais pretos que, no papel, representam tais ruídos, estamos nos valendo de experiências alheias a fim de completar as que nos faltam. Assim, pois, quanto mais um individuo use outros sistemas nervosos para completar o seu, tanto mais fácil lhe será sobreviver. Quanto mais indivíduos houver num grupo acostumados a cooperar, mediante os ruídos que fazem entre si, tanto melhor para todos - dentro nos  limites, é óbvio, das aptidões desse grupo para a sua organização em sociedade.

O gregarismo, como auxílio de autodefesa e sobrevivência, em verdade, foi imposto aos homens pela necessidade de unir sistemas nervosos, antes do que pela necessidade de reunir força física.


O homem desenvolveu não apenas a linguagem, mas também os meios de fazer em tabuinhas de argila, pedaços de madeira ou pedra, peles de animais e no papel sinais e rabiscos mais ou menos permanentes que REPRESENTAM a linguagem. Os sinais e rabiscos habilitam-no a comunicar-se com pessoas que, tanto no tempo como no espaço, se encontram para além do alcance de sua voz."

Há um longo caminho das árvores marcadas que indicavam a picada aos índios, até o jornal diário metropolitano. Ambos, porém transmitem um traço comum: transmitem o conhecimento de um indivíduo a outros indivíduos, visando sua conveniência, sua instrução. Os índios quase desapareceram mas ainda hoje se pode seguir muitas das suas trilhas. Arquimedes está morto, mas possuímos o que escreveu sobre suas experiências no campo da física. Por meio de jornais, rádios, televisões, internet, somos informados com grande rapidez, de inúmeros fatos do mundo em que vivemos. Livros e revistas nos informam sobre o pensamento e o sentimento de centenas de pessoas que nunca chegamos a conhecer, e todo esse acervo nos será útil até mesmo na solução de nossos problemas pessoais.


Na realidade, a maioria daquilo que chamamos "carateristicas humanas da espécie" são expressas e desenvolvidas mercê da nossa habilidade em cooperar, POR MEIO DE NOSSOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE RUÍDOS ORAIS SIGNIFICATIVOS E DE RABISCOS SIGNIFICATIVOS POSTOS NO PAPEL.

Bibliografia:
  • Hayakawa, S.I. - A Linguagem no Pensamento e na Ação - "As Funções da Linguagem"
  • Langacker, Ronald W. - A Linguagem e sua Estrutura





sexta-feira, 30 de março de 2012

O QUANTO É IMPORTANTE A LINGUAGEM

A Importância da Linguagem Humana 
"Apesar de haver muitos modos de conhecer o mundo, através do mito, da arte, da ciência, cada um deles com sua linguagem específica, é através da linguagem verbal que melhor se manifesta o pensamento abstrato que faz uso de idéias e conceitos gerais. Por isso, vamos começar nossa discussão exatamente caracterizando a linguagem verbal. 
A Linguagem Como Atividade Humana
Considerando o homem um ser que fala e a palavra a senha de entrada no mundo humano, vamos examinar mais profundamente o que vem a ser a linguagem especificamente humana. A linguagem é um sistema simbólico. O homem é o único animal capaz de criar símbolos, isto é, signos arbitrários em relação ao objeto que representam e, por isso mesmo, convencionais, ou seja, dependentes de aceitação social. Tomemos, por exemplo, a palavra casa. Não há nada no som nem na forma escrita que nos remeta ao objeto por ela representado (cada casa que, concretamente, existe em nossas ruas). Designar esse objeto pela palavra casa, então, é um ato arbitrário. A partir do momento em que não há relação alguma entre o signo casa e o objeto por ele representado, necessitamos de uma convenção, aceita pela sociedade, de que aquele signo representa aquele objeto. E só a partir dessa aceitação que poderemos nos comunicar, sabendo que, em todas as vezes que usarmos a palavra casa, nosso interlocutor entenderá o que queremos dizer. A linguagem, portanto, é um sistema de representações aceitas por um grupo social, que possibilita a comunicação entre os integrantes desse mesmo grupo.


Entretanto, na medida em que esse laço entre representação e objeto representado é arbitrário, ele é, necessariamente, uma construção da razão, isto é, uma invenção do sujeito para poder se aproximar da realidade. A linguagem, portanto, é produto da razão e só pode existir onde há racionalidade.
A linguagem é, assim, um dos principais instrumentos na formação do mundo cultural, pois é ela que nos permite transcender a nossa experiência. No momento em que damos nome a qualquer objeto da natureza, nós o individuamos, o diferenciamos do resto que o cerca; ele passa a existir para a nossa consciência. Com esse simples ato de nomear, distanciamo-nos da inteligência concreta animal, limitada ao aqui e agora, e entramos no mundo do simbólico. O nome é símbolo dos objetos que existem no mundo natural e das entidades abstratas que só têm existência no nosso pensamento (por exemplo, ações, estados ou qualidades como tristeza, beleza, liberdade).
O nome tem a capacidade de tornar presente para a nossa consciência o objeto que está longe de nós. O nome, ou a palavra, retém na nossa memória, enquanto idéia, aquilo que já não está ao alcance dos nossos sentidos: o cheiro do mar, o perfume do jasmim numa noite de verão, o toque da mão da pessoa amada; o som da voz do pai; o rosto de um amigo querido. O simples pronunciar de uma palavra representa, isto é, torna presente à nossa cons­ciência o objeto a que ela se refere. Não precisamos mais da existência física das coisas: criamos, através da linguagem, um mundo estável de idéias que nos permite lembrar o que já foi e projetar o que será. Assim é instaurada a temporalidade no existir humano. Pela linguagem, o homem deixa de reagir somente ao presente, ao imediato; passa a poder pensar o passado e o futuro e, com isso, a construir o seu projeto de vida.
Por transcender a situação concreta, o fluir contínuo da vida, o mundo criado pela linguagem se apresenta mais estável e sofre mudanças mais lentas do que o mundo natural. Pelas palavras, podemos transmitir o conhecimento acumulado por uma pessoa ou sociedade. Podemos passar adiante esta construção da razão que se chama cultura."

Um Pouco Sobre Minha História de

Um Pouco Sobre Minha História de

Vida

Nascida de família simples do interior da Bahia, em 03 de outubro de 1955, dia da eleição para Presidente da Republica, Juscelino Kubitschek, justamente, no momento em que minha mãe estava à caminho do posto eleitoral, sentiu a dor do porto e por isso não pode votar. Sendo a primogenita dos seis filhos da minha mãe e a quinta do meu pai, sempre sonhava acordada desde a infância. E, a partir desses sonhos juvenis é que as coisas foram acontecendo. Aos 12 anos de idade, dormia escutando um radinho de pilhas buscando a frequência de Londres para aprender inglês dormindo, pois a curiosidade de como vivam as pessoas em outros países era imensa. Aprendi inglês com o método "natural approach". Não frequentei cursinhos de inglês e por digitar muito, melhor dizer "datilografar" a gramática inglesa, aumentei a facilidade na escrita. Morei na Califórnia por 5 anos, e assim ampliei meus conhecimentos da língua inglesa e posteriormente é que cursei Letras Vernáculas, óbvio que com Inglês. A minha primeira viagem foi à Africa, precisamente em Lagos-Nigéria, onde permaneci longos meses, longos, porque foi numa época de guerrilhas (estado de sítio) destruição de correios, morte de Charles Chaplin, a qual que ocorreu justamente numa data inesquecível, no dia de Natal, quando me encontrava, numa casa de mulçumanos. Além de todos estes acontecimentos, não poderia deixar de mencionar também o show de Bob Marley, quando apresentava seu novo disco (vinil) "Kaya" para seus "irmãos de cor". Havia precariedade de linhas telefônicas, e o meu contato com a familia, praticamente não existia, sendo motivo de muita preocupação para meus pais. Além destes acontecimentos, o "FESTAC 77" (Festival da cultura negra internacional) tomou conta do continente africano, onde todas as nações negras do mundo se reuniram como uma espécie de "proclame" pela conquista de suas independencias.
Realmente não poderia de deixar de mencionar sobre essa experiência que muitos, até mesmo da minha familia, não conhecem detalhes. Para mim, foi de suma importância viver esta experiência, pois, como baiana, sinto o coração bater a força destes batuques, cuja história vem muito mais além dos preconceitos e disputas religiosas atuais. Personagens da música popular brasileira estiveram presentes como: Gilberto Gil, Caetano Veloso, dentre outros. Das apresentações, uma que se destacou para mim foi a de Bomba-Meu-Boi, por me fazer recordar a infância de um interior da Bahia, Jitaúna, onde o Bomba-Meu-Boi fazia parte da tradição folclórica. Sem sombra de dúvidas é um acervo histórico de muita importância para a nossa cultura. Casei-me pela primeira vez aos 18 anos, tenho duas filhas, dois netos e atualmente casada com italiano e vivemos entre a Itália e o Brasil. Trabalhei em diversas companhias e por último, em 1990, ingressei numa empresa multinacional na área de Recursos Humanos, permanecendo até minha aposentadoria em 2007. Por não exercer a minha profissão, propriamente dita " Professora", senti a necessidade de exercitar e compartilhar meus conhecimentos neste blog. Espero que agregue valor! Obrigada pela atenção!