Definição de Linguística
e objetivos do estudo no curso para formação de professores de
Línguas.
Uma das
disciplinas importantíssima para o nosso estudo é a Linguística, a
qual, como todos sabem é a ciência voltada especificamente para o
estudo da linguagem humana. Ela pode oferecer ao professor de línguas
um conhecimento acurado sobre o sistema de funcionamento desse meio
de comunicação expecífico da raça humana.
Sabemos
perfeitamente o que significa o termo LINGUAGEM, quando o empregamos,
mas, por outro lado, veremos que há diferenças marcantes entre esse
conhecimento prático e não refletido e a compreensão mais
sistemática, mais profunda e ciêntífica do nosso sistema de
comunicação. Portanto, esta visão ciêntifica traz grandes
benefícios para o desenvolvimento do estudo, pois para formar um
professor de línguas é fundamental o treinamento linguístico,
afinal:
- poderá influênciar na adoção da política linguística a ser seguida pelos órgãos municipais, estaduais e federais visto conhecer melhor o valor das variações dialetais, opinando, portanto, com acerto;
- sabendo que as línguas mudam, são dinâmicas – adaptáveis e variáveis – poderá basear seu ensino nessa realidade e saber, seguramente, que atitude tomar face a problemas linguísticos;
- poderá tomar atitude adequada perante o “certo” e o “errado da gramática tradicional;
- compreenderá , com maior profundidade, as descrições fonológicas, morfológicas, sintáticas e semânticas, podendo, assim, ensinar aos alunos cada sistema da língua individualmente, e, ao final, fornecer-lhes uma síntese da estrutura total;
- saberá enfatizar a língua falada que, com seus fonemas de altura, acentuação, tom, juntura, é mais rica que a escrita e tem precedência sobre essa, e demonstrar que ambas são importantes no programa de formação dos alunos (isto é fundamental);
- respaldado no estudo semântico, poderá contribuir para o estudo da lexicografia, orientando ou confeccionando novos dicionários;
- poderá contribuir para a crítica literária, fazendo e orientando os alunos para um estudo objetivo do texto, deixando de lado o subjetivismo demasiado (isto é importantíssimo);
- possibilitará o ensino dos sons articulados e a explicação adequada das peculiaridades fonológicas da língua estrangeira, tendo condições de elaborar exercícios didáticos específicos para cada problema.
Indicação
Bibliográfica:
- MACEDO DE BARREIRO, Joselice - Apresentação, material didático.
- GAIARSA, Maria Amélia Chagas – A Linguística e o Professor de Línguas, material didático extraído do livro Curso de Línguística 1, de Evaldo Heckler e Sabald Back.
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