terça-feira, 1 de maio de 2012

ABORDAGEM SOBRE ASPECTOS DA FUNCIONALIDADE LINGUÍSTICA



Definição de Linguística e objetivos do estudo no curso para formação de professores de Línguas.

Uma das disciplinas importantíssima para o nosso estudo é a Linguística, a qual, como todos sabem é a ciência voltada especificamente para o estudo da linguagem humana. Ela pode oferecer ao professor de línguas um conhecimento acurado sobre o sistema de funcionamento desse meio de comunicação expecífico da raça humana.

Sabemos perfeitamente o que significa o termo LINGUAGEM, quando o empregamos, mas, por outro lado, veremos que há diferenças marcantes entre esse conhecimento prático e não refletido e a compreensão mais sistemática, mais profunda e ciêntífica do nosso sistema de comunicação. Portanto, esta visão ciêntifica traz grandes benefícios para o desenvolvimento do estudo, pois para formar um professor de línguas é fundamental o treinamento linguístico, afinal:

  • poderá influênciar na adoção da política linguística a ser seguida pelos órgãos municipais, estaduais e federais visto conhecer melhor o valor das variações dialetais, opinando, portanto, com acerto;
  • sabendo que as línguas mudam, são dinâmicas – adaptáveis e variáveis – poderá basear seu ensino nessa realidade e saber, seguramente, que atitude tomar face a problemas linguísticos;
  • poderá tomar atitude adequada perante o “certo” e o “errado da gramática tradicional;
  • compreenderá , com maior profundidade, as descrições fonológicas, morfológicas, sintáticas e semânticas, podendo, assim, ensinar aos alunos cada sistema da língua individualmente, e, ao final, fornecer-lhes uma síntese da estrutura total;
  • saberá enfatizar a língua falada que, com seus fonemas de altura, acentuação, tom, juntura, é mais rica que a escrita e tem precedência sobre essa, e demonstrar que ambas são importantes no programa de formação dos alunos (isto é fundamental);
  • respaldado no estudo semântico, poderá contribuir para o estudo da lexicografia, orientando ou confeccionando novos dicionários;
  • poderá contribuir para a crítica literária, fazendo e orientando os alunos para um estudo objetivo do texto, deixando de lado o subjetivismo demasiado (isto é importantíssimo);
  • possibilitará o ensino dos sons articulados e a explicação adequada das peculiaridades fonológicas da língua estrangeira, tendo condições de elaborar exercícios didáticos específicos para cada problema.


Indicação Bibliográfica:

  1. MACEDO DE BARREIRO, Joselice - Apresentação, material didático.
  2. GAIARSA, Maria Amélia Chagas – A Linguística e o Professor de Línguas, material didático extraído do livro Curso de Línguística 1, de Evaldo Heckler e Sabald Back.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um Pouco Sobre Minha História de

Um Pouco Sobre Minha História de

Vida

Nascida de família simples do interior da Bahia, em 03 de outubro de 1955, dia da eleição para Presidente da Republica, Juscelino Kubitschek, justamente, no momento em que minha mãe estava à caminho do posto eleitoral, sentiu a dor do porto e por isso não pode votar. Sendo a primogenita dos seis filhos da minha mãe e a quinta do meu pai, sempre sonhava acordada desde a infância. E, a partir desses sonhos juvenis é que as coisas foram acontecendo. Aos 12 anos de idade, dormia escutando um radinho de pilhas buscando a frequência de Londres para aprender inglês dormindo, pois a curiosidade de como vivam as pessoas em outros países era imensa. Aprendi inglês com o método "natural approach". Não frequentei cursinhos de inglês e por digitar muito, melhor dizer "datilografar" a gramática inglesa, aumentei a facilidade na escrita. Morei na Califórnia por 5 anos, e assim ampliei meus conhecimentos da língua inglesa e posteriormente é que cursei Letras Vernáculas, óbvio que com Inglês. A minha primeira viagem foi à Africa, precisamente em Lagos-Nigéria, onde permaneci longos meses, longos, porque foi numa época de guerrilhas (estado de sítio) destruição de correios, morte de Charles Chaplin, a qual que ocorreu justamente numa data inesquecível, no dia de Natal, quando me encontrava, numa casa de mulçumanos. Além de todos estes acontecimentos, não poderia deixar de mencionar também o show de Bob Marley, quando apresentava seu novo disco (vinil) "Kaya" para seus "irmãos de cor". Havia precariedade de linhas telefônicas, e o meu contato com a familia, praticamente não existia, sendo motivo de muita preocupação para meus pais. Além destes acontecimentos, o "FESTAC 77" (Festival da cultura negra internacional) tomou conta do continente africano, onde todas as nações negras do mundo se reuniram como uma espécie de "proclame" pela conquista de suas independencias.
Realmente não poderia de deixar de mencionar sobre essa experiência que muitos, até mesmo da minha familia, não conhecem detalhes. Para mim, foi de suma importância viver esta experiência, pois, como baiana, sinto o coração bater a força destes batuques, cuja história vem muito mais além dos preconceitos e disputas religiosas atuais. Personagens da música popular brasileira estiveram presentes como: Gilberto Gil, Caetano Veloso, dentre outros. Das apresentações, uma que se destacou para mim foi a de Bomba-Meu-Boi, por me fazer recordar a infância de um interior da Bahia, Jitaúna, onde o Bomba-Meu-Boi fazia parte da tradição folclórica. Sem sombra de dúvidas é um acervo histórico de muita importância para a nossa cultura. Casei-me pela primeira vez aos 18 anos, tenho duas filhas, dois netos e atualmente casada com italiano e vivemos entre a Itália e o Brasil. Trabalhei em diversas companhias e por último, em 1990, ingressei numa empresa multinacional na área de Recursos Humanos, permanecendo até minha aposentadoria em 2007. Por não exercer a minha profissão, propriamente dita " Professora", senti a necessidade de exercitar e compartilhar meus conhecimentos neste blog. Espero que agregue valor! Obrigada pela atenção!