sábado, 5 de maio de 2012

NATUREZA EM FESTA


Nesta postagem,em edição  especial falarei sobre uma festa onde a natureza faz parte de  um cenário, simplesmente sublime. Após um inverno rigoroso, era o momento de sentir a vida sem cobertores.
De agora em diante o brilho do sol e das noites enluaradas serão palco para os Concertos Musicais, onde a arte se mescla com a beleza da natureza que surge entre as montanhas e lagos.
Sentia a música que se difundia pacata, assim como pacato era o Lago  numa bela noite de luar, quando repentinamente surgiam em fileira, dezenas de barcas à vela; nasciam como nascem  as flores, desabrochando, e se firmavam por alguns instantes. Depois se animavam com a projeção de imagens refletidas diretamente através de raios e luzes que simulavam borboletas dançantes conduzidas pela delicada melodia. Passando de uma para outra os desenhos coloridos; tudo em torno se difundia numa atmosfera ligeira; enquanto as velas mais distantes mostravam o quanto distante é o horizonte, e o quão vasto é o Lago. Os projetores, em posição fixa, trocavam de imagens a cada cinquenta ou sessenta segundos, de acordo com uma sequência combinada à música "New Age" de Kitaro.
Naquele  instante, surgia a imagem do nascimento de Venus (Venere) na versão dos anos 800 de Bouguereau. Além de outras figuras femininas de Rossetti, fotografias de abismos marinhos, etc., seguindo um ciclo que reconduzia ao mundo da água, que foi o tema da edição do festival.
É fantástico percorrer o Lago Maggiore, o qual é considerado um patrimonio da humanidade., sendo o segundo maior lago da Itália, localizado entre a Suíça e a Itália e favorecido por um clima ameno e com as margens cobertas de vegetação exuberante. Oleandros, Azaléias, Rosas, Camélias, flores de todas a cores e perfumes ornam as moradias, jardins e parques. O Lago Maggiore desde os anos 800 que vem sendo o destino turístico da elite de renome internacional.

Na paisagem, que parece mais uma pintura, se encontram cidadezinhas costeiras muito pitorescas, que ajudam a criar um jogo de luzes, cor e atmosfera muito romântica e inspiradora para casais de apaixonados, artista, escritores, pintores, pensadores...
As Ilhas do Lago Maggiore, também conhecidas por Ilhas Borromeo, sobrenome de uma nobre proprietária de várias delas.
Cada uma destas ilhas tem suas características particulares.
 A "Isola Madre" , que é a maior delas,  onde podemos encontrar o Museu de Bonecas, carrinhos, mobilias, objetos e demais brinquedos que são réplicas em miniatura da realidade dos anos 1650 que perduram até os dias de hoje. Os brinquedos expostos foram pertencentes às crianças desta família Borromeo. No jardim da ilha, podemos admirar plantas e pássaros de várias partes do mundo que vivem na harmonia pacífica da ilha.
A "Isola Bella", praticamente a metade da ilha é composta de um grandíssimo castelo construído em 1632, pelo nobre casal Carlo III Borromeo e sua esposa Isabella. Esta ilha foi dedicada à sua amada esposa. Na outra metade da ilha foi construído um maravilhoso jardim projetado em três níveis, onde podemos encontrar plantas originárias do mundo inteiro, inclusive o coqueiro a bananeira do Brasil. Percorrendo os jardins veremos pavões brancos e azuis com muita elegância caminhando livremente exibindo a exuberante plumagem.
"A  Isola Pescatori" é a única ilha que é habitada, onde vivem cerca de 50 famílias de pescadores. Nesta ilha são realizados vários casamentos, por ser um lugar também romantico e diferente  na sua singularidade. È famosa pelas festas que acontecem no mês de agosto, chamada aqui na Itália de "Ferragosto", noite em que todos os pescadores fazem uma procissão em seus barcos contornando toda a ilha com a "madoninna" da igreja que é levada no primeiro barco junto com o padre, que vai abençoando todas as casas e seus habitantes. A emoção sempre vem quando a noite temina com a queima de fogos de artíficios vistos em todo o lago. Neste periodo, em todas as cidades que circundam o Lago Maggiore, acontece o Festival de Música com várias atrações, além de feiras de artesanato,  mercado com comida típica, bailes folcloricos e atuais, que termina em Arona com o Festival Internacional de Fogos de Artificios. Este é um verdadeiro tour de emoções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um Pouco Sobre Minha História de

Um Pouco Sobre Minha História de

Vida

Nascida de família simples do interior da Bahia, em 03 de outubro de 1955, dia da eleição para Presidente da Republica, Juscelino Kubitschek, justamente, no momento em que minha mãe estava à caminho do posto eleitoral, sentiu a dor do porto e por isso não pode votar. Sendo a primogenita dos seis filhos da minha mãe e a quinta do meu pai, sempre sonhava acordada desde a infância. E, a partir desses sonhos juvenis é que as coisas foram acontecendo. Aos 12 anos de idade, dormia escutando um radinho de pilhas buscando a frequência de Londres para aprender inglês dormindo, pois a curiosidade de como vivam as pessoas em outros países era imensa. Aprendi inglês com o método "natural approach". Não frequentei cursinhos de inglês e por digitar muito, melhor dizer "datilografar" a gramática inglesa, aumentei a facilidade na escrita. Morei na Califórnia por 5 anos, e assim ampliei meus conhecimentos da língua inglesa e posteriormente é que cursei Letras Vernáculas, óbvio que com Inglês. A minha primeira viagem foi à Africa, precisamente em Lagos-Nigéria, onde permaneci longos meses, longos, porque foi numa época de guerrilhas (estado de sítio) destruição de correios, morte de Charles Chaplin, a qual que ocorreu justamente numa data inesquecível, no dia de Natal, quando me encontrava, numa casa de mulçumanos. Além de todos estes acontecimentos, não poderia deixar de mencionar também o show de Bob Marley, quando apresentava seu novo disco (vinil) "Kaya" para seus "irmãos de cor". Havia precariedade de linhas telefônicas, e o meu contato com a familia, praticamente não existia, sendo motivo de muita preocupação para meus pais. Além destes acontecimentos, o "FESTAC 77" (Festival da cultura negra internacional) tomou conta do continente africano, onde todas as nações negras do mundo se reuniram como uma espécie de "proclame" pela conquista de suas independencias.
Realmente não poderia de deixar de mencionar sobre essa experiência que muitos, até mesmo da minha familia, não conhecem detalhes. Para mim, foi de suma importância viver esta experiência, pois, como baiana, sinto o coração bater a força destes batuques, cuja história vem muito mais além dos preconceitos e disputas religiosas atuais. Personagens da música popular brasileira estiveram presentes como: Gilberto Gil, Caetano Veloso, dentre outros. Das apresentações, uma que se destacou para mim foi a de Bomba-Meu-Boi, por me fazer recordar a infância de um interior da Bahia, Jitaúna, onde o Bomba-Meu-Boi fazia parte da tradição folclórica. Sem sombra de dúvidas é um acervo histórico de muita importância para a nossa cultura. Casei-me pela primeira vez aos 18 anos, tenho duas filhas, dois netos e atualmente casada com italiano e vivemos entre a Itália e o Brasil. Trabalhei em diversas companhias e por último, em 1990, ingressei numa empresa multinacional na área de Recursos Humanos, permanecendo até minha aposentadoria em 2007. Por não exercer a minha profissão, propriamente dita " Professora", senti a necessidade de exercitar e compartilhar meus conhecimentos neste blog. Espero que agregue valor! Obrigada pela atenção!